Read this page in English
O Brasil implementou uma série de medidas para melhorar o registro de eventos vitais, e a completude de nascimentos e mortes registradas pelo Registro Civil e pelo Ministério da Saúde é muito alta (mais de 95%). Embora as estimativas de completude nacional sejam altas, a integralidade varia de acordo com a região, com o Norte e o Nordeste relatando os níveis mais baixos. Além disso, os dados sobre a qualidade da causa da morte (DQO) precisam ser melhorados, com 33% de todas as mortes em 2013 atribuídas a um código mal definido ou inutilizável (geralmente chamado de "códigos de lixo"). Fatores que contribuem para a baixa qualidade dos dados de mortalidade incluem o alto número de mortes que ocorrem fora das instalações de saúde, barreiras geográficas para certificação de DQO para populações rurais e baixa certificação médica em algumas áreas. Como resultado, a melhoria contínua na qualidade dos dados de DQO é uma das principais prioridades do Ministério da Saúde.
Em colaboração com a Iniciativa de Dados para a Saúde da Bloomberg Philanthropies, o Brasil identificou quatro intervenções baseadas em pesquisa para gerar as evidências necessárias para melhorar a eficiência e a precisão de um sistema já com bom desempenho. O objetivo geral dessas intervenções é produzir dados mais precisos, a partir de um sistema mais econômico, para melhor servir a formulação de políticas no país.
Entrevista com os interessados no CRVS inclui: *:
* A maioria dos vídeos está em Português com legendas em inglês. Filmado em outubro de 2017 em Recife, Brasil.
-
Raquel Barbosa, Ministério da Saúde, Universidade de Melbourne Fellow (Melhorando os códigos do 'lixo' do Brasil / Improving Brazil's 'garbage' codes)
-
Luiz Fernando, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Universidade de Melbourne Fellow (Linking civil registration and vital statistics data in Brazil to estimate completeness)
-
Dr Fatima Marinho, Ministério da Saúde (Trabalhando juntos para melhor informação em saúde / Working together for better health information)
-
Marli Montenegro, Analista de Situação da Saúde, Ministério da Saúde, Universidade de Melbourne Fellow (Ligação do registo civil e estatísticas vitais no Brasil para estimar a integridade / Linkage of civil registry and vital statistics in Brazil to estimate completeness)
-
Ana Claúdia Medeiros de Souza, Ministério da Saúde, Universidade de Melbourne Fellow (O que é ANACONDA? Uma perspectiva brasileira / What is ANACONDA? A Brazilian perspective)
-
Dr Mohsen Naghavi, Professor de Saúde Global no Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação da Universidade de Washington (Improvement of data in Brazil)
-
Dr Antonio Tadeu Ribeiro de Oliveira, Researcher, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Medindo a integralidade: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Measuring completeness: Brazilian Institute of Geography and Statistics)
-
Professor Luiz Fernando Ferraz da Silva, Universidade de São Paulo (Chegando à causa da morte: Serviço de Investigação de Falecimento / Arriving at a cause of death: Death Investigation Service)
Brazil's health data: How have they improved so much and so quickly?
Chegando à causa da morte: Serviço de Investigação de Falecimento / Arriving at a cause of death: Death Investigation Service
Ligação do registo civil e estatísticas vitais no Brasil para estimar a integridade / Linkage of civil registry and vital statistics in Brazil to estimate completeness
Linking civil registration and vital statistics data in Brazil to estimate completeness
Medindo a integralidade: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Measuring completeness: Brazilian Institute of Geography and Statistics
Melhorando os códigos do 'lixo' do Brasil / Improving Brazil's 'garbage' codes
O que é ANACONDA? Uma perspectiva brasileira / What is ANACONDA? A Brazilian perspective
Trabalhando juntos para melhor informação em saúde / Working together for better health information