Contact
Join
Login

Fortalecimento de RCEV no Brasil

Read this page in English

O Brasil implementou uma série de medidas para melhorar o registro de eventos vitais, e a completude de nascimentos e mortes registradas pelo Registro Civil e pelo Ministério da Saúde é muito alta (mais de 95%). Embora as estimativas de completude nacional sejam altas, a integralidade varia de acordo com a região, com o Norte e o Nordeste relatando os níveis mais baixos. Além disso, os dados sobre a qualidade da causa da morte (DQO) precisam ser melhorados, com 33% de todas as mortes em 2013 atribuídas a um código mal definido ou inutilizável (geralmente chamado de "códigos de lixo"). Fatores que contribuem para a baixa qualidade dos dados de mortalidade incluem o alto número de mortes que ocorrem fora das instalações de saúde, barreiras geográficas para certificação de DQO para populações rurais e baixa certificação médica em algumas áreas. Como resultado, a melhoria contínua na qualidade dos dados de DQO é uma das principais prioridades do Ministério da Saúde.

Em colaboração com a Iniciativa de Dados para a Saúde da Bloomberg Philanthropies, o Brasil identificou quatro intervenções baseadas em pesquisa para gerar as evidências necessárias para melhorar a eficiência e a precisão de um sistema já com bom desempenho. O objetivo geral dessas intervenções é produzir dados mais precisos, a partir de um sistema mais econômico, para melhor servir a formulação de políticas no país.

Entrevista com os interessados no CRVS inclui: *:

* A maioria dos vídeos está em Português com legendas em inglês. Filmado em outubro de 2017 em Recife, Brasil.

  • Raquel Barbosa, Ministério da Saúde, Universidade de Melbourne Fellow  (Melhorando os códigos do 'lixo' do Brasil / Improving Brazil's 'garbage' codes)
     
  • Luiz Fernando, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , Universidade de Melbourne Fellow  (Linking civil registration and vital statistics data in Brazil to estimate completeness)
     
  • Dr Fatima Marinho, Ministério da Saúde  (Trabalhando juntos para melhor informação em saúde / Working together for better health information)
     
  • Marli Montenegro,  Analista de Situação da Saúde, Ministério da Saúde , Universidade de Melbourne Fellow  (Ligação do registo civil e estatísticas vitais no Brasil para estimar a integridade / Linkage of civil registry and vital statistics in Brazil to estimate completeness)
     
  • Ana Claúdia Medeiros de Souza, Ministério da Saúde , Universidade de Melbourne Fellow  (O que é ANACONDA? Uma perspectiva brasileira / What is ANACONDA? A Brazilian perspective)
     
  • Dr Mohsen Naghavi, Professor de Saúde Global no Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação da Universidade de Washington  (Improvement of data in Brazil)
     
  • Dr Antonio Tadeu Ribeiro de Oliveira, Researcher, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  (Medindo a integralidade: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Measuring completeness: Brazilian Institute of Geography and Statistics)
     
  • Professor Luiz Fernando Ferraz da Silva, Universidade de São Paulo  (Chegando à causa da morte: Serviço de Investigação de Falecimento / Arriving at a cause of death: Death Investigation Service)
country_thumbnail_2
Brazil's health data: How have they improved so much and so quickly?
IMG_8436
Chegando à causa da morte: Serviço de Investigação de Falecimento / Arriving at a cause of death: Death Investigation Service
Fellow_Marli
Ligação do registo civil e estatísticas vitais no Brasil para estimar a integridade / Linkage of civil registry and vital statistics in Brazil to estimate completeness
Luiz thumbnail
Linking civil registration and vital statistics data in Brazil to estimate completeness
IBGE
Medindo a integralidade: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / Measuring completeness: Brazilian Institute of Geography and Statistics
Raquel English
Melhorando os códigos do 'lixo' do Brasil / Improving Brazil's 'garbage' codes
country_thumbnail_3
O que é ANACONDA? Uma perspectiva brasileira / What is ANACONDA? A Brazilian perspective
Fatima Portuguese_redone
Trabalhando juntos para melhor informação em saúde / Working together for better health information

Our News

July

15

CRVS Fellowship Program
July

02

New: Guidelines for interpreting verbal autopsy data
March

28

New: CRVS costing and sampling tools
March

22

Read our latest edition of More than Numbers!
March

22

New ANACONDA report template
All news
© University of Melbourne 2018   For more information on copyright visit our website terms